Em mais uma transmissão ao vivo pelo YouTube, os Correios apresentaram, na tarde desta quarta-feira (6), os diferenciais da Logística Reversa da empresa para o comércio eletrônico, dentro do programa AproxiME. O serviço permite que o consumidor devolva ou troque documentos ou mercadorias adquiridas em fabricantes, comerciantes ou assistências técnicas, seja por desistência, reparo ou descarte.
Durante a live, os gerentes Helder Lucio Soares e Helton Lucio Soares, da Diretoria de Negócios (DINEG), destacaram a importância da logística reversa para o bom relacionamento da loja virtual com os clientes. Em média, 6% dos produtos comprados são devolvidos e 90% dos consumidores que passam por uma experiência de troca negativa não voltariam a comprar na mesma loja virtual. “Trata-se de uma questão legal. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que em toda venda feita fora do estabelecimento comercial o consumidor tem até sete dias para desistir daquela compra”, enfatizou Helton.
Respondendo às perguntas dos clientes, a apresentação também esclareceu dúvidas sobre as três modalidade do serviço: Logística Reversa em Agência (quando o consumidor recebe do vendedor um e-ticket para que a devolução ocorra em uma unidade dos Correios), Logística Reversa Domiciliar (quando a coleta da encomenda a ser devolvida é feita pelo carteiro no endereço indicado pelo vendedor) e Logística Reversa Simultânea Domiciliar (quando a coleta da encomenda a ser devolvida é realizada ao mesmo tempo da entrega da encomenda substituta, ou novo produto).
Os gerentes destacaram ainda as vantagens do cartão Correios Fácil, como preços diferenciados, ferramentas gratuitas e prazos para pagamento ao contratar os Correios, em poucas etapas, por meio da internet. E também deram dicas para que o vendedor fidelize clientes no processo de logística reversa. “No seu site você vai apresentar o produto, mostrar o preço, formas de pagamento e vai explicar o processo de troca. Isso gera para o cliente segurança e ele, ao clicar naquele produto e comprar, vai se sentir mais confortável com o procedimento”, finalizou.
Outros temas relevantes para os clientes serão abordados nas próximas lives previstas, tais como E-commerce Internacional e Correios Log +. Todas as transmissões ficam disponíveis no canal oficial dos Correios no YouTube.
Dicas de logística reversa
– Acompanhe a postagem no sistema online e antecipe o envio do novo produto ao cliente, ao verificar que ele já utilizou o e-ticket;
– Utilize a autorização de postagem junto aos fornecedores. Com base na tabela diferenciada que você possui com os Correios, e por meio do Cartão Correios Fácil, emita um código de autorização de postagem;
– Identifique o motivo da troca/devolução na geração do e-ticket. No formulário para gerar o e-ticket, preencha os campos que são relevantes para a sua loja virtual.
– Seja transparente.