Os Correios colocaram em circulação, nesta quinta-feira (19), folha com 4 selos especiais “Signos do Zodíaco Mandala”. Esta emissão encerra o ciclo astrológico 2019/2020, que foi marcado pelo lançamento de 12 selos em homenagem a cada signo do Zodíaco. A peça, que reúne as imagens de todos os selos lançados em formato de mandala, é bastante atrativa para filatelistas e amantes da Astrologia.
Os astrônomos da antiguidade, acreditando no poder dos astros de reger e influenciar aspectos da vida, dividiram o céu em 12 partes, considerando a órbita dos planetas observada a partir da Terra. Para cada parte atribuíram um signo, de acordo com a constelação avistada naquela determinada região do céu. Por volta do século XVI a.C., os astrólogos babilônios, utilizando o círculo de 360 graus (um zodíaco de 12 signos similares aos de hoje), desenvolveram efemérides (tábuas de dados astrológicos) que listavam as posições planetárias e eclipses. Mil anos depois, criaram o conceito de astrologia natal, que era visto como um previsor da vida de uma pessoa. O mapa astral, em formato de mandala, reúne todas as informações profundas e inspiradoras sobre um indivíduo e sua personalidade.
A palavra mandala tem origem do sânscrito e significa círculo. Sua utilização em práticas espirituais já era observada desde o século VIII, na região do Tibete, onde a mandala, conforme a tradição budista, era considerada uma janela para o autoconhecimento e para a compreensão do cosmo. Entretanto, formas circulares são encontradas em diversas culturas antigas, ligadas a calendários, observações astronômicas e outros ciclos naturais.
Arte do selo – A folha é composta pela arte dos 12 selos emitidos, formando uma mandala com os quatro selos centrais. O selo da parte superior esquerda apresenta os signos de Peixes, Áries e Touro, bem como seus planetas regentes (respectivamente Netuno, Marte e Vênus). Na parte superior direita estão os signos de Gêmeos, Câncer e Leão, regidos por Mercúrio, pela Lua e pelo Sol. O selo inferior direito mostra os signos de Virgem, Libra e Escorpião, cujos regentes são Mercúrio, Vênus e Plutão; e, por último, o selo inferior esquerdo une os signos de Capricórnio, Sagitário e Aquário, regidos por Júpiter, Saturno e Urano. Todos os selos apresentam ilustração e símbolo de cada signo e, no centro, está o planeta Terra. Foi utilizada a técnica de ilustração digital.
A emissão tem tiragem de 60 mil folhas, no valor de R$ 8,20 (cada selo no valor facial de R$ 2,05). As peças já estão disponíveis nas principais agências de todo o país e na loja virtual dos Correios.