Na data em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, os Correios lançaram, em Brasília (DF), o selo personalizado e o carimbo comemorativo dos 75 Anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBPE, uma publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.
No início da cerimônia, o presidente do INEP, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, lembrou da importância da atividade desenvolvida pelos Correios, que “tem sido um parceiro permanente nos nossos trabalhos, na execução dos nossos exames, entregando as provas e garantindo que as elas cheguem a tempo, no horário e com segurança, no Brasil inteiro”, afirmou Alexandre. “Além disso, agradecemos aos Correios por deixar marcado na história o aniversário da nossa revista”, concluiu o presidente do INEP. O selo, na visão do presidente do INEP, é um produto que perdura, mesmo com todas as inovações tecnológicas e de comunicação.
O diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, esteve presente ao evento e destacou a honra da empresa em lançar o selo e, também, em reafirmar a parceria com o INEP, que já acontece há 11 anos. “Atuamos juntos em uma das maiores operações logísticas do mundo, na distribuição de provas de vários exames nacionais com toda segurança, por todo o Brasil, e, também, na distribuição de livros didáticos, mostrando que também contribuímos com a educação brasileira”, destacou o diretor.
A RBEP – A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos foi idealizada em 1938, pelo então Ministro da Educação, Gustavo Capanema. A RBEP é a mais antiga revista em circulação no campo educacional, e sua história se confunde com a trajetória do próprio INEP. Seus artigos são sobre os desafios e problemas do ensino e da educação, destacando temáticas de avaliação, currículo, financiamento e planejamento educacional sobre a educação básica e superior.
Estiveram presentes à cerimônia de lançamento do selo, além do presidente do INEP e do diretor dos Correios, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi; o diretor de Programas do Ministério da Educação (MEC), Everton Batista Ramos, representando o Secretário Executivo do Ministério; e o diretor de Estudos Educacionais Substituto, Gustavo Henrique Moraes.