Os Correios oferecem uma poderosa base de dados que pode potencializar negócios dos mais diferentes segmentos produtivos. O serviço de Inteligência de Geomarketing Endereçada, agregada à Mala Direta, permite aos pequenos, médios e grandes empreendedores o alcance de potenciais clientes, ao enviar a propaganda certa com mais precisão e aproveitando melhor os recursos de comunicação.
Para contratar o novo serviço, basta o cliente acessar a plataforma, no site dos Correios, utilizando o ID Correios. No sistema, serão filtrados os segmentos de público e as regiões geográficas desejadas. Os dados estão divididos em 22 segmentos de comércio e oito características diferentes de residências, além de informações mais refinadas, que permitem um recorte mais adequado do público-alvo.
O projeto estratégico para a gestão de endereços teve início em 2016, gerando uma base de 17 milhões de endereços em 160 cidades, dentro das 14 maiores regiões metropolitanas do país. A base equivale a 30% de todos os endereços do Brasil e a mais de 40% do PIB. A expectativa é que a base seja expandida e nos próximos meses sejam acrescentados outros 15 milhões de endereços. O gerente corporativo de Desenvolvimento de Produtos dos Correios, Jessé Gusmão, explica o potencial do projeto. “A gente conta com dezenas de milhares de carteiros com todo esse conhecimento sobre o Brasil e vimos que esse conhecimento poderia ser extremamente útil. Nesse sentido, a Mala Direta fica muito mais direta, ela vai assertivamente no perfil que foi montado pela estratégia do empreendedor”.
A Kamaleão Color participou do projeto piloto do serviço quando planejava a inauguração de uma loja física da marca, como conta a administradora Karolayne Fernandes: “A gente fez a inauguração da loja e, o que geralmente vendíamos em um mês, a gente conseguiu vender em uma semana participando desse piloto. E não foi só em questão de vendas para o consumidor final, teve um aumento de volume de interesse em revenda dos nossos produtos, loja de cosméticos e salões de beleza. Foi maravilhoso e a gente pretende continuar com essa parceria.”