Uso de energia limpa e arquitetura verde estão entre as iniciativas dos Correios para as unidades
Brasília – Os Correios inauguraram, nesta quinta (6), a sua primeira unidade de atendimento ecoeficiente. Localizada no coração de Brasília, na EQS 104/304, na Asa Sul, a agência agrega eficiência energética, conforto ambiental e acessibilidade ao atendimento oferecido pela estatal.
Participaram da cerimônia os diretores de Administração, José Rorício Aguiar; de Operações, José Marcos Gomes; e de Governança e Estratégia, Luiz Claudio Ligabue; além do superintendente estadual dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares; do gerente da unidade, Lindemberg Sales, e demais gestores, empregados e convidados.

Representando o presidente da empresa, Emmanoel Rondon, o diretor de Administração agradeceu o envolvimento e empenho das equipes responsáveis pelo desenvolvimento e realização desse projeto, e destacou que este é um marco para a transformação da estatal. “Os Correios estão criando um novo modelo, pensando em sustentabilidade – não só para a empresa, mas para o país -, com essa obra que está sendo entregue. Ela foi pensada nesse conceito, justamente para que a população possa efetivamente entender o novo ciclo que a empresa tem buscado. Esse projeto mostra o reposicionamento dos Correios no mercado, principalmente nesse momento de reestruturação”, afirmou Aguiar.
Soares lembrou que, além da otimização da qualidade no atendimento aos usuários da região, a nova agência também visa a melhoria das condições de trabalho dos empregados da unidade. “Isso demonstra que a empresa, além de ser a maior de logística da América Latina, também está comprometida com a diversas vertentes da sustentabilidade. Este espaço foi pensado para proporcionar bem-estar aos trabalhadores e, com isso, garantir um atendimento de excelência ao público”, ressaltou o superintendente estadual.

Infraestrutura inteligente – O projeto inclui painéis fotovoltaicos para geração própria de energia limpa, iluminação em LED automatizada com sensores de presença, sistemas de ventilação com renovação do ar e monitoramento da qualidade interna, torneiras e vasos sanitários ecoeficientes, parede verde e jardins integrados ao edifício, mobiliário e atendimento modernizados, carregador veicular e acessibilidade plena para todos os usuários.
A iniciativa proporcionará redução do consumo de energia e água, menor impacto ambiental das operações, bem-estar para empregados e clientes, arquitetura que comunica de forma visível o compromisso socioambiental dos Correios.
A próxima unidade ecoeficiente dos Correios será inaugurada em Belém/PA, durante a COP30.