A emissão foi anunciada durante a abertura do evento, que acontece pela primeira vez no Brasil

Organizada pelo Ministério das Comunicações em parceira com os Correios e a União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), ocorreu nessa quarta-feira (13) a abertura da Reunião Preparatória do 28º Congresso Postal Universal, em São Luís/MA. Na ocasião, a estatal lançou o selo institucional alusivo ao evento, com a presença do ministro das Comunicações (MCom), Frederico de Siqueira; da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte; do Secretário-Geral da UPAEP, Franklin Castro; além de representantes dos países-membros do organismo internacional, especialistas e autoridades do setor. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a reunião que antecede um dos eventos mais relevantes da agenda postal global.

“Nossa missão é criar condições para que os nossos serviços postais e todo o setor se desenvolvam em meio a um ambiente competitivo saudável. O Ministério das Comunicações apoia o setor no dever de manter os serviços postais acessíveis a todas as pessoas”, disse o ministro da pasta, Frederico de Siqueira Filho. O dirigente também ressaltou que, para garantir uma prestação de serviço inovadora e alinhada às tendências do mercado, é necessário fortalecer os serviços postais do Brasil, impulsionado pelas novas tecnologias.

Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira e a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte. Foto: Shizuo Alves/Mcom

Etapa estratégica antes do Congresso Postal Universal, a Reunião Preparatória é o maior evento decisório da União Postal Universal (UPU), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por coordenar e regular os serviços postais internacionais.

“O Congresso da UPU será fundamental para mudanças de rumo, se necessárias, e ter um consenso prévio é muito importante para a região. Então, estar aqui em São Luís é fundamental para avançarmos em temáticas relevantes”, afirmou a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte. Representando o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, Agatte defendeu ainda que o momento é de se reposicionar, visto os desafios de digitalização e do e-commerce.

O selo – A emissão filatélica traz a imagem da Catedral Metropolitana de São Luís, o personagem folclórico Bumba Meu Boi – ambos representativos do estado maranhense -, além da bandeira do Brasil.

No ato de obliteração, conduzido pela diretora dos Correios, Juliana Picoli, o selo foi carimbado pelo ministro Frederico de Siqueira Filho; pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão; pela secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica Pires, representando o prefeito de São Luis, Eduardo Braide; pelo secretário-geral da UPAEP, Franklin Castro e pelo presidente do comitê consultivo executivo da UPAEP, Curt Belfor.

Shizuo Alves/Mcom

“Ter um lançamento de selo marcando essa reunião mostra a importância e a valorização do tema para a logística no Brasil e, com certeza, os Correios são um grande parceiro para marcar eventos e solenidades como essa, com o objetivo de eternizar a atuação do setor postal no Brasil”, disse o ministro das Comunicações.

“O selo simboliza a referência do nosso Correios como uma empresa pública estatal presente em todo o território nacional e que protagoniza, em conjunto com esses países, a necessidade de reflexões para nos atualizarmos”, destacou a diretora da estatal.

Para o secretário-geral da UPAEP, Franklin Castro, o lançamento do selo em um momento tão importante para o setor postal transmite a mensagem de comprometimento por parte das entidades participantes do evento preparatório. “Esta reunião, que incluiu 24 países-membros da União Postal das Américas, Espanha e Portugal, realmente entrará para a história, pois essa informação será divulgada ao mundo, uma vez que o selo viaja para 192 países, que saberão que estamos nos preparando como região para poder atender às demandas postais de todo o mundo”, declarou.

A Reunião Preparatória precede o 28º Congresso Postal Universal, que será realizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 8 a 19 de setembro de 2025. Autoridade suprema da União Postal Universal (UPU), o Congresso se reúne a cada quatro anos, juntamente com os 192 países-membros da UPU, com o objetivo de decidir sobre uma nova estratégia da UPU e definir as regras futuras para as trocas postais internacionais.