Neste domingo (3), estatal fez a distribuição de 1,3 milhão de provas em 622 municípios do país

Em mais uma operação logística rigorosamente planejada e eficiente, os Correios garantiram a entrega e a coleta dos malotes de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. A avaliação, aplicada neste domingo (3), é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Com provas aplicadas em todas as 27 unidades federativas, a operação logística mobilizou uma força-tarefa minuciosa para garantir a distribuição simultânea de mais de 1,3 milhão de provas, acondicionadas em 8.836 malotes aos 1.788 locais de realização do exame, em 622 municípios do país. Toda a ação – tanto na entrega quanto na coleta dos malotes – ocorreu dentro de uma janela estratégica de apenas duas horas, envolvendo diretamente cerca de 1.540 empregadas e empregados dos Correios.

“Além da capilaridade dos Correios, que alcança os quatro cantos do país, a expertise única da estatal é amplamente reconhecida em operações como esta do Encceja. Todo o trabalho é conduzido com alto nível de compromisso e responsabilidade pelas equipes envolvidas. Por isso, concluir uma operação logística dessa magnitude com eficiência total é motivo de orgulho, mas também reforça a confiança do país na capacidade dos Correios de garantir serviços estratégicos para a sociedade, conectando pessoas e assegurando que processos de grande relevância nacional ocorram com segurança e pontualidade”, ressaltou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Com mais de 744 mil inscritos nesta edição, o Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Os estudantes analisam competências, habilidades e saberes de maneira a viabilizar a emissão da certificação (diploma ou declaração de proficiência) pelas secretarias de Educação e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

Presença estratégica e humanitária – Maior empresa logística da América Latina, os Correios acumulam um histórico de eficiência em diversas megaoperações logísticas de grande relevância para o Brasil, como a distribuição de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e das provas do ENEM, além da entrega de urnas eletrônicas, de medicamentos, de fraldas, de leite em pó e de provas de concursos públicos em diversas regiões do país. A estatal também tem sido apoio essencial em situações de calamidade pública, como no período da pandemia de Covid-19 e nas chuvas que abalaram, em maio do ano passado, o estado do Rio Grande do Sul.

Em 2024, a atuação e a capacidade da empresa na prestação de serviços essenciais à população e ao setor público foi reconhecida, mais uma vez, pelo governo federal, com a regulamentação do Decreto Presidencial 12.124, que dispõe sobre a contratação preferencial dos Correios para serviços prestados de forma não exclusiva por parte de órgãos públicos federais.

Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina!