Projeto piloto em agências de Taguatinga Centro (DF), Valparaíso (GO) e Planaltina de Goiás (GO) acontece até o dia 5/8

As agências dos Correios de Taguatinga Centro (DF), Valparaíso (GO) e Planaltina de Goiás (GO) estão oferecendo, até a próxima terça-feira (5), atendimento presencial para auxiliar cidadãs e cidadãos em serviços relacionados à conta Gov.br. A iniciativa visa ampliar o acesso da população à plataforma governamental, promovendo inclusão digital e fortalecendo a segurança no uso da identidade digital do cidadão.

Nessas unidades, o público terá o suporte nos seguintes serviços:

  • Criação de conta Gov.br;
  • Recuperação de senha (com diferentes fluxos disponíveis);
  • Aumento do nível de segurança da conta;
  • Ativação da verificação em duas etapas.

A ação é especialmente importante para pessoas com menor familiaridade digital, garantindo que possam criar ou recuperar sua conta Gov.br com segurança e autonomia. A conta é essencial para acessar serviços digitais do governo e sua configuração adequada contribui para a proteção de dados pessoais e prevenção de fraudes.

O atendimento presencial nas três agências é realizado diretamente no celular do cidadão. Por isso, é necessário que o aparelho esteja em mãos, com dados móveis ativos.

A iniciativa faz parte de um projeto piloto que está sendo realizado pela Secretaria de Governo Digital/Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Balcão Cidadão dos Correios. Após as fases experimentais, o serviço poderá ser aprimorado e ampliado à rede de atendimento. 

Até o dia 5/8, terça-feira, o atendimento está disponível nas seguintes unidades:

Taguatinga Centro (DF)
C 1 Lotes 9/10, Lojas 2/3 – 9h às 17h

Valparaíso de Goiás (GO)
Quadra 7, Área Especial A, Lote s/n – Valparaíso I, Etapa A – 9h às 17h

Planaltina de Goiás (GO)
Quadra 1 MR 6, Lote 17, Lojas 26 a 30 – Galeria Central Leste, Setor Leste – 8h às 16h

Plataforma GOV.BR – Acessível no portal do governo federal e no aplicativo, a plataforma GOV.BR é um projeto de unificação dos canais digitais focado nas necessidades do usuário de serviços públicos. No momento, a plataforma possibilita o acesso a mais de 4.500 soluções digitais federais e 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.

Balcão do Cidadão dos Correios – A empresa segue ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, com o benefício da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

Com informações do MGI e do GOV.BR.