Estatal orienta municípios sobre a importância do CEP para logística, cidadania e planejamento das cidades
Recife – Os Correios vêm intensificando, em todo o país, a atuação conjunta com prefeituras municipais para a formalização de endereços e a ampliação do cepeamento — processo que atribui Código de Endereçamento Postal (CEP) a logradouros urbanos. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços postais, contribuir para o planejamento urbano e promover a inclusão social por meio da regularização do acesso a serviços essenciais.
Um exemplo recente dessa parceria ocorreu no município de Angelim, no Agreste Meridional de Pernambuco. Em tratativa com a prefeitura local, os Correios estabeleceram CEPs específicos para a área urbana, com a codificação de 98 logradouros e a criação de seis novos bairros. A formalização foi celebrada em evento simbólico promovido pela gestão municipal na sexta-feira (6), como parte das comemorações do aniversário da cidade.
Durante a cerimônia, o prefeito Carlos Henrique Figueiredo ressaltou a importância da iniciativa. “Esse trabalho não apenas organiza e facilita a vida dos moradores, como também permitiu que a prefeitura homenageasse pessoas que marcaram Angelim. Foi uma oportunidade de reconhecimento, de valorização da nossa história e de trazer mais dignidade para a população”, disse.
A Prefeitura oficializou a nomeação de ruas em homenagem a 26 figuras públicas do município. Entre elas, Maria José Bezerra da Silva, mãe do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reconhecida pela gestão municipal. O presidente participou da solenidade e recebeu, ainda, o título de cidadão angelinense. “Mais do que números, o CEP representa dignidade e cidadania. Ele é um instrumento de inclusão social, que dá visibilidade a localidades antes ignoradas nos mapas oficiais. É por meio do CEP que conseguimos levar serviços, conectar pessoas e promover o desenvolvimento”, afirmou Fabiano dos Santos.
O superintendente estadual dos Correios em Pernambuco, Ricardo Santos, destacou o avanço do trabalho em todo o estado. “Em Pernambuco, estamos fortalecendo essa parceria com as prefeituras e avançando na ampliação da criação de CEPs. Estamos em tratativas com gestores em todas as regiões, desde a capital, Recife, com o prefeito João Campos, até cidades do interior, como Angelim”, afirmou Santos.
A gerente de Distribuição e Coleta da Superintendência dos Correios em Pernambuco, Márcia Lima, explicou que o processo de criação do Código Postal segue critérios técnicos e logísticos: “Os números seguem uma codificação nacional padronizada. Os dois primeiros dígitos representam a região geográfica e o estado; os três seguintes identificam o município ou parte dele; e os últimos três números localizam setores de distribuição específicos dentro da cidade. Essa lógica permite que o CEP funcione como uma coordenada precisa, orientando todo o nosso processo logístico — desde a triagem automatizada até a entrega final feita pelos carteiros.”, esclareceu.
Os novos códigos postais de Angelim já estão disponíveis para consulta no site dos Correios, por meio do serviço Busca CEP.
Continuidade – Atualmente, 33 cidades já estão codificadas em Pernambuco, e os Correios seguem em tratativas com outras prefeituras para ampliar esse número. Estão em andamento os trabalhos de Codificação Postal (criação de CEP) nos municípios de Bonito, Toritama, Tabira, Paudalho, Buenos Aires, Ingazeira, Itamaracá, Itapissuma, Bezerros e no Arquipélago de Fernando de Noronha.
Os Correios orientam as gestões municipais sobre a importância da definição e oficialização dos nomes de ruas, avenidas e travessas, bem como da comunicação desses dados à estatal, o que permite a atualização do banco de dados nacional e a geração de CEPs válidos. Com o CEP, comunidades inteiras passam a estar localizadas formalmente no território brasileiro, o que facilita entregas, atendimento de emergências e execução de políticas públicas.
Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina! Acesse.