Parlamentares reforçaram a importância das medidas para o fortalecimento da estatal

Brasília, 26/3/2025 – Nessa quarta-feira (26), a Câmara dos Deputados promoveu o debate sobre as ações que estão sendo implementadas para garantir os Correios públicos e sustentáveis. A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, presidida pelo deputado federal Leonardo Monteiro (MG), teve a participação do presidente da estatal, Fabiano Silva do Santos, que foi acompanhado pela diretoria da empresa, de membros de representações sindicais, legisladores e de empregadas e empregados.

A mesa promoveu o debate sobre as transformações em curso nos Correios, bem como a relevância da empresa para o desenvolvimento do país. No encontro, foram discutidas ainda as proposições em tramitação na casa legislativa que têm o intuito de fortalecer os serviços postais brasileiros.

Em sua fala, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, agradeceu o apoio dos parlamentares, em especial pela aprovação da lei 14.744/2023, que dispõe sobre a contratação preferencial dos Correios para serviços prestados de forma não exclusiva por parte de órgãos públicos federais.  

Na oportunidade, o dirigente discorreu sobre os projetos estruturantes que a atual gestão tem priorizado para garantir a sustentabilidade dos Correios e o contexto de mercado na qual hoje a empresa se insere. Segundo ele, a diretoria está empenhada em cumprir com a missão dada pelo presidente Lula de reconstruir e fortalecer a empresa pública. “O que foi feito com a empresa foi muito danoso. Na pandemia, houve o fluxo maior de encomendas, era o momento para dar o salto de qualidade e diversificado o portfólio da empresa. Mas não foram realizadas as mudanças que eram necessárias”, comentou.

O gestor trouxe ainda o cenário global de queda no volume do segmento de mensagens (cartas) e as alterações no setor de encomendas internacionais, que estão exigindo que os Correios remodelem seus negócios e invistam em inovação. “Somos uma empresa que não entrega somente cartas e pacotes. Somos a maior empresa logística da América Latina. Temos o diferencial de executar grandes operações logística e é nisso que estamos nos concentrando hoje”, afirmou.

O deputado federal Daniel Almeida (BA), o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e o deputado federal Leonardo Monteiro (MG). Os parlamentares historicamente atuam no debate sobre o caráter público da estatal.
Fotos: Mário Agra/Câmara dos Deputados.

O presidente abordou sobre as linhas logísticas que atendem estados e grandes municípios brasileiros nas áreas de saúde, educação, agro. Dentro das iniciativas de transformação da empresa chamada ‘Correios do Futuro’, o presidente confirmou que este ano o marketplace da empresa será lançado. “A empresa terá sua plataforma de venda de produtos. É um projeto revolucionário, que contempla todo o ecossistema do comércio eletrônico, desde meios de pagamentos, seguro e outros serviços”. O dirigente anunciou também o teste com entrega por drones que ocorreu nessa quarta-feira, em Curitiba, para ilustrar como a inovação está acontecendo nos Correios.

Fabiano lembrou também que apesar da disseminação de notícias falsas sobre a empresa ocorrida no início do ano, a estatal dispõe hoje de altos níveis de integridade e transparência. “Posso garantir que temos uma gestão íntegra. Atesto que os Correios são uma empresa séria e que estamos trabalhando para resgatar esse importante patrimônio brasileiro. Não vamos mostrar resultados positivos às custas dos direitos dos trabalhadores. Temos controle e gestão. O ano será desafiador, mas iremos colocar os Correios em outro patamar, uma empresa pública e forte”, concluiu o gestor, agradecendo o espaço para o diálogo no âmbito do legislativo federal e se colocando à disposição da Casa.

Apoio dos parlamentares 

A deputada federal Maria do Rosário (RS) reiterou os diferentes contextos enfrentados pela Frente Parlamentar, afirmando o propósito maior a ser buscado. “Nosso objetivo é a defesa do patrimônio público, de uma empresa pública de excelência para o Brasil. Sabemos o quanto os Correios são cobiçados no âmbito da economia, dos conglomerados internacionais que abocanham a logística. Vocês desafiam e mostram competência, sendo uma das maiores empresas do mundo. O tema dos Correios é sobre soberania, unicidade do território, de estar presente em todos os lugares do país”.

O deputado federal Paulo Pimenta (RS), que esteve à frente do ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e conduziu as primeiras ações humanitárias diante da situação de calamidade pública provocada pelas fortes chuvas que atingiram o estado, em maio de 2024, lembrou da presença da empresa em um dos momentos mais difíceis na história do povo gaúcho e do país. “O trabalho que foi feito pelos Correios é algo que certamente merece um destaque especial. A mobilização foi feita em todo o Brasil em apoio ao Rio Grande do Sul e principalmente o trabalho realizado no estado. Sem a participação dos Correios, e das trabalhadoras e trabalhadores da empresa, não seria possível realizar o apoio às pessoas no momento em que ela mais precisavam”, disse.

Os deputados federais Paulo Pimenta e Zé Neto, além do secretário geral da FENTECT, Emerson Marinho, também contribuíram para as discussões da Frente Parlamentar.

O deputado federal Zé Neto (BA) comentou que o tema da privatização é uma página virada e que a empresa segue num momento decisivo da sua história. “Nenhum país irá se desenvolver sem a força do Estado. Quem faz o desenvolvimento chegar na ponta onde não há lucro é o Estado. Os Correios são essa ferramenta, principalmente nos grandes rincões, sendo a maior empresa logística brasileira”.

O 1º secretário da Mesa Diretora, Carlos Veras (PE), também exaltou a manutenção dos Correios públicos como prerrogativa de um governo democrático. “Sou testemunha e vi o processo de triagem no apoio ao povo do Rio Grande do Sul. Os Correios foram muito importantes para fazer essa seleção, permitindo ainda que pessoas lá da cidade de Angelim pudessem fazer doações. Isso só aconteceu porque tínhamos os Correios como empresa pública a serviço da nação”.

A deputada federal Érika Kokay (DF), para ilustrar a importante função social e econômica desempenhada pela estatal, afirmou que os Correios carregam o ‘Brasil no ombro’, por meio da força de trabalho de carteiras e carteiros. “Esta é uma empresa fundamental em um país continental como o nosso. Os Correios levam cidadania, levam remédios, provas dos concursos e exames nacionais. Não conseguiram levar para lógica do lucro uma empresa que está em todos os cantos do país e que precisa ser fortalecida. Estamos aqui para apoiar a reconstrução dos Correios”.

Em sua palavra, a deputada federal Ana Pimentel (MG) reforçou que reestruturação da estatal é uma pauta prioritária. “Nesse ato simbólico, quero reafirmar o compromisso do meu mandato com essa empresa que faz história no país. Após anos de sucateamento e tentativas de privatização, estamos conseguindo recolocá-la em sua centralidade. É um desafio grandioso, a reconstrução dos Correios é um projeto central, que faz parte da reconstrução do Brasil”, disse a deputada.

O coordenador da primeira Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, instalada em 2005, o deputado federal Daniel Almeida (BA), relembrou sobre a confiabilidade e o respeito que a população tem pelos Correios, pelo seu legado centenário de serviços prestados. “Os Correios conquistaram a confiança e a credibilidade dos brasileiros. Mas sempre sofreram ataques e assim é necessário sermos vigilantes, porque o objetivo é atingir o projeto de governo. Tempos em tempos, é preciso estarmos mais firmes em defesa dessa instituição”.

As deputadas federais Dandara (MG), Ana Pimentel (MG), Maria do Rosário (RS) e Érika Kokay (DF) também acompanharam a agenda.

O secretário geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT), Emerson Marinho, representando empregadas e empregados, destacou a importância da Frente Parlamentar e dos avanços obtidos em prol da empresa e da sua força de trabalho. “Somos o maior braço logístico da América Latina. O ano letivo só começa depois que os livros chegam. Realizamos a maior operação logística do mundo, o Enem, realizada em 2 horas. Quem entrega são as trabalhadoras e trabalhadores dos Correios. Os órgãos públicos podem contar com a nossa capacidade. Assim, conseguiremos fortalecer a nossa empresa”. 

O presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Leonardo Monteiro (MG), ao encerrar a agenda, agradeceu a presença dos parlamentares e reafirmou o propósito da Frente em dar continuidade aos projetos de lei que irão contribuir para a sustentabilidade da empresa. “Saímos com um dever de casa. Nós, deputados da Frente, vamos trabalhar os projetos que tramitam na casa, principalmente o que institui o Fundo de Universalização dos Serviços Postais”, concluiu o parlamentar, se referindo ao PL 1368/2019.

Participaram ainda do evento a deputada federal Dandara (MG), a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Amanda Corcino, o presidente da Frente de Prefeitos de Minas Gerais e ex-empregado dos Correios, Daniel Batista Sucupira, o prefeito de Angelim (PE) Caique Lima, e presidente do Conselho Fiscal dos Postalis, Olibério Alves, e o membro do Conselho de Administração dos Correios, Luiz Carlos Gomes.