Emissão foi lançada em Porto Alegre, cidade onde o poeta viveu

Porto Alegre — Um dos ativistas que liderou o movimento pela criação do Dia da Consciência Negra como data comemorativa da identidade, da cultura e da resistência afro-brasileiras, Oliveira Silveira é o homenageado da emissão institucional dos Correios lançada nessa quarta-feira (27), em Porto Alegre. O professor e poeta gaúcho, falecido em 2009, estampa o selo postal que pode ser adquirido sob encomenda em todas as agências dos Correios do País.

Conduzida pelo superintendente estadual dos Correios no Rio Grande do Sul, Christian Eduardo Silva Santos, o lançamento filatélico teve a participação da filha do homenageado, Naiara Rodrigues Silveira; da gestora da Política de Igualdade Étnico-Racial no RS, Sanny Figueiredo; do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin; da diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, e da coordenadora do Grupo de Trabalho de Igualdade de Gênero e Raça, Respeito à Diversidade e Enfrentamento aos Assédios nos Correios, Vilma Reis.

“O nosso agradecimento a todos aqueles e aquelas que se levantaram com o professor Oliveira Silveira. Nós temos agora, fruto dessa história e dessa ideia tão potente de lembrar do que nós fizemos, o primeiro feriado negro deste país. Isso é obra da vanguarda negra gaúcha. Foi também com outra gaúcha, Luiza Bairros, que a gente lutou e está lutando para mudar a fotografia do serviço público no país, a partir da implantação das leis de cotas”, destacou Vilma Reis. Ela ainda falou sobre a Política Corporativa de Diversidade dos Correios e enfatizou o apoio da empresa ao 1º Seminário Internacional da Construção do Hip-Hop, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro em Brasília.

O lançamento do selo foi uma das atividades do evento “De Palmares a Porongos e Tiaraju: avanços nas políticas de promoção da igualdade étnico-racial no RS”. A programação marcou também o lançamento do projeto Cidades Antirracistas, que está sendo implementado no Estado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

O evento ainda contou com a exposição “Personalidades Negras na Filatelia Brasileira”, com uma série de painéis que apresentam selos dos Correios em homenagem a pessoas que marcaram a história do Brasil em diferentes áreas do conhecimento. Entre as peças que integraram o acervo estiveram as que faziam homenagens ao escritor Machado de Assis, à cantora Elza Soares e ao atleta João do Pulo.

O selo traz a foto de Oliveira Silveira registrada pela fotógrafa Tânia Meinerz. A emissão estará disponível para comercialização, sob encomenda, na loja virtual e nas agências dos Correios.