Brasília – Nesta quarta (4), os Correios e a Fundação Cultural Palmares lançarão oficialmente o selo institucional em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra.
A emissão é uma homenagem a ícones da resistência afro-brasileira, como Zumbi, Dandara, Aqualtune e Acotirene. Suas histórias são símbolos eternos de luta por liberdade e igualdade, e agora estarão estampadas em um selo que viajará pelo país, levando sua mensagem por todo o Brasil.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destaca a importância da iniciativa. “Além de simbolizar a memória e a luta pela equidade, o selo reflete o compromisso da nossa instituição com a diversidade, integrando políticas como a reserva de vagas em concursos e a meta de 30% de pessoas negras nos cargos de gestão até o final deste ano”, afirma o executivo.
“O lançamento deste selo é um lembrete poderoso de que nossa história é construída por vozes que se ergueram contra a opressão. É uma celebração da nossa identidade e um compromisso contínuo com a justiça”, ressalta João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares.
Instituído pela Lei 14.759/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o feriado do Dia da Consciência Negra representa a relevância histórica e cultural da população negra para o Brasil.
O evento conta ainda com apresentações culturais impactantes e discursos inspiradores, em uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura afro-brasileira, e reafirmar o compromisso com a igualdade racial.
Lançamento oficial do selo institucional Feriado Nacional da Consciência Negra
Data: quarta-feira, 4 de dezembro
Horário: 15h
Local: Sede da Fundação Cultural Palmares – Brasília, DF
Entrada: Gratuita