Elas afirmam identidades, perfumam o ar com cheiro de dendê, levam a cultura afro-brasileira carregada de afeto e simpatia. Em celebração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé, os Correios lançaram nessa segunda-feira (25) a emissão postal comemorativa “Baianas de Acarajé”. Uma forma de homenagear, por meia da filatelia, essas mulheres cujo ofício é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em clima de axé e ancestralidade, o evento aconteceu na Praça da Cruz Caída, em frente ao Memorial das Baianas de Acarajé, em Salvador (BA), com a presença de autoridades do setor público e dezenas de baianas devidamente trajadas, como manda a tradição anual.
A arte do selo retrata três baianas com suas rendas, turbantes, fitas do Senhor do Bonfim e guia. A escolha remete ao tripé que traz a ideia de equilíbrio e segurança, tributos de Iansã. Ao fundo dois vasos da planta Espada de Santa Bárbara simbolizam proteção.
Segundo o superintendente do IPHAN, Hermano Fabrício Queiroz, no imaginário coletivo é consagrada a ideia de que não há Bahia sem baianas e de que não há acarajé sem axé. “A presença dessas mulheres de santo nas praças e ruas de grande parte do Brasil significa a força e a representatividade da negritude que forma a diversidade cultural do Brasil. O acarajé e a baiana têm história, memória, identidade e axé”, afirma Hermano.
A superintendente estadual dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão, destacou a importância das baianas para a cultural nacional. “As Baianas de Acarajé são ícones da identidade brasileira, representantes de uma tradição que transcende gerações e conecta passado e presente. Elas não apenas levam às ruas o sabor inconfundível de uma iguaria que é patrimônio cultural imaterial, mas também carregam consigo a força, a fé e a resistência de uma história que nasce das raízes afro-brasileiras”, afirmaram.
Também participaram do evento o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, representando o prefeito Bruno Reis; do diretor do IPAC, Marcelo Lemos, representando o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro e da superintendente estadual dos Correios da Bahia, Evelyn Negrão, no ato, representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, entre outras autoridades do setor público e dezenas de baianas devidamente paramentadas.
O selo – Com técnica de computação gráfica, arte do selo foi criada pela designer Fernanda Almeida. A emissão teve tiragem de 96 mil selos, com valor unitário de R$3,55. A peça está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.