Brasília, 22/11/2024 – Os Correios e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, na manhã de ontem (21), a 15ª edição do Canal UAIG, programa da Controladoria-Geral da União (CGU) que transmite eventos e lives com temas de interesse das Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG). O evento aconteceu no auditório do edifício-sede dos Correios, em Brasília/DF, com transmissão simultânea pelo canal da CGU no YouTube.

Com o tema “Os desafios e oportunidades da Auditoria Interna na era da inteligência artificial”, o encontro abordou transformações tecnológicas, habilidades comportamentais (ou “soft skills”) e mensuração de qualidade na atuação das auditorias, em três painéis distintos: “Descomplicando a Jornada de Transformação da Auditoria Interna: Estratégia simples e resultados extraordinários”, “Soft Skills na Auditoria Interna” e “A Contribuição da Rede Qualifica na Transformação das UAIGs”. Esta edição do evento celebrou o Dia do Auditor Interno, comemorado na última quarta-feira (20).

Além da CGU e dos Correios, o encontro teve a participação de representantes de diversas entidades, como o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), a Federação Latino-americana de Auditoria Interna (FLAI), Eletrobras, Dataprev e Enap, fortalecendo a troca de conhecimentos entre os profissionais de auditoria interna de diferentes órgãos e empresas.

Chefe da Auditoria Interna dos Correios, Adilson José de Carvalho, durante a abertura do evento. Foto: Maria Lena Rivas/Correios

“O tema escolhido para nossa reflexão nesse encontro é muito oportuno e atual, e está intrinsecamente ligado aos papéis da auditoria nos dias de hoje”, disse o chefe da Auditoria Interna dos Correios, Adilson José de Carvalho, na abertura do evento. O gestor destacou a oportunidade de aprendizado e melhoria dos processos.

O secretário federal de Controle Interno da CGU, Ronald da Silva Balbe, também ressaltou a importância do tema. Ele avalia que é preciso “analisar o que que já fizemos, o que que já foi possível avançar e pensar daqui pra frente o que é que nós podemos implementar de melhorias e que tipo de reflexão que o cenário atual nos traz”, disse.

Compartilhando experiências

O painel “Descomplicando a Jornada de Transformação da Auditoria Interna: Estratégia simples e resultados extraordinários”, discutiu, a partir da experiência da Eletrobras, como as auditorias podem se adaptar às novas demandas de agilidade e inovação utilizando estratégias claras e eficazes.

A chefe executiva de Auditoria Interna, Érika Vaz de Moura; a auditora interna, Mariana Teixeira; e o auditor de tecnologia e sistemas de informação, Andre Pinter (todos da companhia elétrica), contaram um pouco da jornada para o estabelecimento de uma Auditoria Interna pensada como modelo de negócio, com destaque para a utilização do sistema de inteligência artificial AuditHub, que proporciona ganhos de produtividade superiores a 50%.

O segundo painel, “Soft Skills na Auditoria Interna”, foi ministrado pelo membro do Conselho de Administração do IA Brasil, Renato Trisciuzzi. Ele destacou a importância das habilidades interpessoais e comportamentais para o sucesso dos auditores internos, que, além do conhecimento técnico, precisam de competências como comunicação, empatia e liderança para gerenciar mudanças e promover melhorias contínuas nas organizações. Outras habilidades essenciais são a comunicação eficaz, o pensamento crítico e a resiliência.

No terceiro painel, o secretário federal de Controle Interno da CGU, Ronald da Silva Balbe; o chefe da Auditoria Interna dos Correios, Adilson José de Carvalho; e a auditora chefe da Enap, Bruna de Morais Moreira, falaram sobre “A Contribuição da Rede Qualifica na Transformação das UAIGs”. Eles ressaltaram o impacto positivo das iniciativas de treinamento e desenvolvimento no fortalecimento da auditoria interna no setor público, destacando que desenvolver uma cultura alinhada com a estratégia é imprescindível.

A 15ª edição do Canal UAIG foi um importante marco para reforçar a relevância da auditoria interna no contexto atual, especialmente diante dos avanços tecnológicos e da crescente utilização da inteligência artificial no setor público. A transformação da auditoria interna e o desenvolvimento de novas competências se mostraram fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem com o novo cenário digital. O evento foi gravado e está disponível no canal da CGU no YouTube.