O transporte dos equipamentos será realizado com rastreamento e atualização em tempo real

Os Correios estão desempenhando um papel fundamental nas eleições municipais de 2024. A estatal empresa foi contratada pelos Tribunais Regionais Eleitorais de 7 estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Roraima) para fazer o armazenamento, entrega e coleta de mais de 115 mil urnas eletrônicas em 700 municípios, beneficiando mais de 46 milhões de eleitores.

Mais uma vez, a estatal empregará sua experiência em logística de governo para promover acessibilidade e levar ainda mais integridade a este importante processo democrático.

Para isso, a frota dos Correios percorre mais de 135 mil quilômetros pelo País, o equivalente a mais de três voltas ao redor da Terra. O transporte e o manuseio dos equipamentos seguem rigorosos protocolos de segurança, com sistema de rastreamento atualizado em tempo real.

“Os Correios estão presentes em todos os municípios do país e no dia a dia de todas as cidadãs e cidadãos. Nossa eficiência tem garantido o acesso de milhões de brasileiras e brasileiros a políticas públicas inclusivas como a realização das provas do Enem e o recebimento de remédios em casa. Seguimos agora colaborando para o sucesso do processo mais importante da nossa democracia, que são as eleições, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

A histórica atuação dos Correios como braço logístico do governo foi chancelada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que editou em julho deste ano o Decreto nº 12.124. A norma estabelece que os órgãos e entidades ligadas ao governo federal, incluindo autarquias e fundações, devem preferencialmente contratar diretamente os Correios para a prestação de serviços postais não exclusivos.

A capacidade da empresa pública em megaoperações logísticas de governo já é reconhecida pela execução com 100% de eficiência, como ocorreu, mais recentemente, na entrega de mais de 2 milhões de provas do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU).