Entidades selecionadas farão a coleta dos resíduos nos prédios da empresa

Cuiabá, 3/9/2024 – Os Correios iniciaram, em agosto, a abertura de novos chamamentos públicos para a seleção de associações e/ou cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis das superintendências da empresa em dez estados. O objetivo é destinar resíduos sólidos recicláveis, como papel, papelão, vidro, metal e outros materiais para o reaproveitamento.

No Mato Grosso, a estatal publicou edital com sessão pública agendada para 24/9/2024 (DOU SEI nº51440682). Todos os interessados devem chegar ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência. 

Desde 2008, os Correios – que integram a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – realizam o programa “Coleta Seletiva”, que garante a separação e a destinação ambientalmente correta de resíduos descartados.

“Esta é uma iniciativa que transforma descartes em recursos valiosos, possibilitando que sejam reaproveitados para reciclagem, bem como fomentando o consumo racional dos recursos naturais e contribuindo com a prevenção e o enfrentamento dos riscos ao meio ambiente”, ressalta o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos. 

Para o segundo semestre de 2024, o cronograma prevê chamamentos nos estados do ACR, BA, BSB, MA, MS, PE, RJ, e TO.

A publicação dos editais de chamamento é feita no site dos Correios (www.correios.com.br) – Portal do Fornecedor, onde podem ser consultadas todas as informações sobre as documentações necessárias para participação.

Em atenção ao Programa A3P e às políticas de Governança e Compliance dos Correios, a destinação dos resíduos recicláveis e reutilizáveis gerados nos processos produtivos da estatal às cooperativas e associações de catadores de resíduos recicláveis é realizada por meio de um processo público regular, garantindo lisura e transparência. A seleção é feita por meio de sessão pública com as cooperativas e associações previamente habilitadas. Após a sessão, as selecionadas assinam os termos de compromisso e podem iniciar a coleta dos resíduos nos prédios da empresa, conforme dias e horários previamente estabelecidos. Atualmente, os Correios possuem 63 cooperativas e associações habilitadas para a coleta, em vários estados do Brasil.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Também está em andamento nos Correios a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com projeto piloto nas Superintendências Estaduais de Brasília, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Sergipe. O objetivo é levantar o motivo de geração dos resíduos, suas quantidades, localizações e destinações. Com isso, a empresa obtém subsídios para definir suas estratégias e medidas de controle – incluindo segregação, armazenamento, coleta, transporte e destinação, contribuindo assim para a proteção da saúde pública, segurança e qualidade ambiental. Os contratos foram iniciados este ano, possuem vigência de 60 meses e atendem 1.969 prédios. Os estudos para a expansão da contratação para as demais superintendências está prevista para este mês de setembro.