Com autorretrato e arquétipos, artista convida à contemplação do invisível

Rio de Janeiro – A partir de 11 de setembro, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro apresenta “Maçã Dourada”, nova exposição de Thiago Toes, com curadoria de Daniela Avellar. A mostra apresenta pinturas e desenhos que oferecem uma imersão no universo místico do artista. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 12h às 19h, com entrada gratuita e classificação livre.

Inspirada pela figura da maçã dourada, símbolo do tarot relacionado à prosperidade, conquista e sucesso, a exposição explora questões relacionadas à espiritualidade e ao autoconhecimento, transformando a pintura e o desenho em uma espécie de ritual. Além do tarot, os trabalhos em exposição ainda trazem referências a diversos símbolos e arquétipos da mitologia.

Introspectivos, grande parte dos trabalhos são autorretratos fragmentados, trazendo partes do rosto e das mãos de Toes. O corpo do artista aparece frequentemente coberto por bonés ou balaclavas, ilustrando simultaneamente a força dos códigos sociais e a proteção simbólica desses acessórios, que remetem à ideia de armaduras.

Na sala expositiva dos Correios, algumas pinturas são sustentadas por estruturas tridimensionais, retomando a ideia de corpo e ocupando o espaço. Por meio dos signos, assim como no tarot, as obras de Toes buscam mostrar ao observador um caminho de reflexão e contemplação daquilo que é invisível. A exposição fica em cartaz até 26 de outubro.

Sobre Thiago Toes – A produção do artista é híbrida entre diferentes manifestações, entre elas a pintura, escultura e o site specific, orientando o espectador para um espaço sensorial que faz refletir sobre nossa presença e passagem pelo universo.

Em suas produções mais recentes, ele investiga, a partir de seus olhos poéticos, as estrelas e constelações, as dimensões alternativas, os fenômenos físicos e ópticos, empregando elementos alheios a essa terreno – balaclavas, máscaras e bonés – Aj ligados à sua história com o grafitti.

Serviço

Exposição: “Maçã Dourada”

Artista: Thiago Toes

Curadoria: Daniela Avellar

Período: de 11 de setembro a 26 de outubro de 2024

Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Informações: (21) 3088-3001

Com acessibilidade

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana)

Instagram: @correioscultural / @teatrocorreiosleagarcia