Contratação representa economia de R$ 23,5 milhões para o banco. Acordo também traz taxas especiais em habitação para funcionários dos Correios

Os Correios e a CAIXA assinaram, nesta quarta-feira (7), contrato para a logística de documentos do banco. O novo modelo de logística de malotes representa economia anual de R$ 23,5 milhões para a CAIXA, além de trazer maior controle, rastreabilidade e segurança. As estatais também firmaram acordo para que empregadas e empregados dos Correios tenham acesso a taxas especiais no crédito habitacional.

A assinatura do contrato, na sede dos Correios, em Brasília (DF), contou com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do presidente da CAIXA, Carlos Vieira. A iniciativa dá continuidade à parceria entre as estatais, iniciada neste ano, para o compartilhamento de estruturas, processos e serviços, facilitando o acesso da população a produtos financeiros e postais.

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, formalizaram mais uma parceira entre as estatais.
Foto: Maria Elena Fraguas/Correios

“Temos satisfação em seguir ampliando a parceria com a CAIXA, trazendo benefícios para as brasileiras e os brasileiros, racionalizando o uso das nossas estruturas e fortalecendo os Correios, conforme determinação do presidente Lula”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

“A parceria entre a CAIXA e os Correios, com medidas que trazem economia, celeridade e segurança para os processos de logística de documentos do banco, alcança a população ao melhorar ainda mais a execução das políticas públicas do Governo Federal”, afirmou o presidente da CAIXA, Carlos Vieira.

Os Correios irão realizar toda a operação logística de documentos, desde a coleta de malotes nas agências da CAIXA, até a abertura, triagem, preparação do conteúdo, transporte e entrega, com monitoramento de toda a carga, de ponta a ponta.

Condições especiais na habitação

No crédito habitacional, a parceria entre as estatais vai oferecer às empregadas e empregados dos Correios acesso a condições especiais para financiamento de imóveis. Com isso, mais de 85 mil pessoas que trabalham na estatal podem ser beneficiadas. Os contratos poderão ser firmados a partir do dia 19 de agosto. Os clientes interessados podem se direcionar a uma agência da CAIXA ou Correspondentes CAIXA Aqui para realizar a avaliação do crédito e conduzir o seu processo de forma digital.

“Desde que assumimos a gestão da empresa, o Presidente Lula não deixou que os Correios fossem vendidos, devolvendo a estatal ao povo brasileiro, e nós devolvemos aos trabalhadores dos Correios mais de 40 direitos que haviam sido tirados pelo governo anterior. Seguimos avançando, desta vez com uma parceria que contribui para que as pessoas que atuam nos Correios possam realizar, de forma mais fácil, o sonho da casa própria”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Novos pontos de atendimento

Na primeira semana de agosto, a CAIXA está inaugurando dez novos pontos de atendimento em unidades dos Correios. Três municípios na Ilha do Marajó (PA) estão recebendo reforço no atendimento bancário: Muaná, Salvaterra e Soure. As outras localidades contempladas são Iaçu (BA), Baixio (CE), Nova Maringá (MT), Brejo dos Santos (PB), Theobroma (RO), Teixeirópolis (RO) e Piraquê (TO). Ao todo, já são 21 novos pontos de atendimento resultado desta parceria entre as duas instituições. Os espaços contribuem para a bancarização da população e favorecem principalmente os beneficiários de programas sociais do Governo Federal.

Correios e CAIXA

O acordo, firmado desde março de 2024, tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços relacionados a benefícios sociais como PIS, Seguro Desemprego, FGTS e Bolsa Família, especialmente em regiões desassistidas. A CAIXA realiza atendimentos de forma virtual ou presencial, com empregado do banco utilizando espaços dos Correios.

Nas localidades, a população local conta com atendimento para desbloqueio e atualização cadastral do CAIXA Tem, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais além de consultas e orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS, dentre outros produtos e serviços.

Dentro da parceria, as lotéricas também podem oferecer à população a postagem e retirada de encomendas, atuando como pontos de coleta dos Correios.