Nesta sexta-feira (31), representantes dos Correios e da Embaixada dos Estados Unidos se reuniram na Casa Thomas Jefferson, em Brasília (DF), para o lançamento do carimbo comemorativo e apresentação do selo personalizado alusivos aos 18 anos do Programa Jovens Embaixadores.

Estiveram presentes na cerimônia os 50 estudantes brasileiros participantes da 18ª edição do Programa, que desembarcaram no Brasil nesta quinta-feira (30), após três semanas de aprendizado nos Estados Unidos.

Para a idealizadora e coordenadora geral da ação, Márcia Mizuno, o lançamento das peças filatélicas é um marco para a Embaixada dos Estados Unidos. “Os nossos jovens embaixadores são da era da instantaneidade. Para eles, tudo é muito rápido. Com o selo, mostramos para eles a importância de ser marcar um momento histórico. Nesse caso, o selo é um símbolo que marca não só os 18 anos do Programa, mas como ele se tornou um modelo para o nosso trabalho, sendo reproduzido em todo o continente americano”, afirmou a coordenadora.

O superintendente de Operações dos Correios de Brasília, Luís Fernando Lavoyer, ressaltou a importância da empresa participar desta celebração. “Ações que valorizam educação, liderança e empreendedorismo sempre terão o nosso apoio e dedicação. Os Correios se sentem honrados em eternizar, por meio da filatelia, a comemoração dos 18 anos do Programa Jovens Embaixadores”, destacou Lavoyer.

Os produtos filatélicos lançados nesta sexta-feira poderão ser utilizados em correspondências, e o carimbo comemorativo ficará na Agência Central dos Correios, em Brasília, pelos próximos 30 dias. Posteriormente, o carimbo integrará o acervo do Museu Correios, para consultas de filatelistas e visitantes.

Estiveram presentes no evento, o ministro conselheiro da Missão Diplomática dos Estados Unidos da América no Brasil, Panfílio Marquez, o conselheiro para Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Erik Holm-Olsen, o secretário de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz dos Passos, e a presidente da Coligação de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, Ruth Alencar.

Programa Jovens Embaixadores – Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que já beneficiou 672 jovens brasileiros.  A ação prevê um intercâmbio de três semanas nos EUA para estudantes brasileiros da rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos, que sejam comunicativos, possuam boa fluência no idioma inglês, excelente desempenho escolar, perfil de liderança e sejam engajados em ações de voluntariado.

A iniciativa se tornou modelo para os Estados Unidos, sendo premiada diversas vezes e servindo de inspiração para outros programas, em todos os países do continente americano e em alguns países da Europa.