Será realizada, neste sábado (28), a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os Correios são os operadores logísticos da olimpíada, sendo responsável pela distribuição de 19 milhões de provas em 5.350 municípios do país.

Desde a primeira edição, realizada em 2005, a estatal participa da entrega das provas: a empresa distribui as avaliações até os locais de aplicação e também faz a logística reversa, quando retorna com o material até os polos de correção. Para isso, são utilizados todos os modais possíveis, de aviões e caminhões até barcos – nos locais onde somente é possível o transporte fluvial. A operação acontece em todo o território brasileiro.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido para escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A iniciativa é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Cerca de 18 milhões de alunos participam do projeto em todo o Brasil.

Na última edição, os Correios executaram a segunda fase da olimpíada com índice de 100% de qualidade. Mais do que uma parceria logística, a estatal está comprometida com a eficiência de uma operação tão importante para a educação brasileira.